Alguns passos importantes para a instalação de um ar condicionado

Vamos falar sobre algumas etapas para garantir o funcionamento normal e longa vida dos equipamentos de ar condicionado. Estas etapas não devem ser arquivadas. Os clientes devem seguir estas etapas. Se não forem implementadas, devem questionar o instalador.

1° Passo tubulação de qualidade:

Escolha tubos de COBRE de alta qualidade com espessura de parede e não use tubos de alumínio, PVC ou semelhantes ao instalar aparelhos de ar condicionado.

2° passo comprimento mínimo e máximo da tubulação de cobre:

 O comprimento de instalação do tubo de cobre não deve ser inferior a 2 a 3 metros e o comprimento máximo não deve exceder 15 metros. O comprimento específico pode variar de fabricante para fabricante. Leia o manual antes da instalação, caso contrário, pode causar vazamento de refrigerante , menor eficiência e ruído excessivo, a vida útil é reduzida

3° Passo o isolamento:

O isolamento deve ser feito com esponja blindada com fita prateada nas costuras e possíveis furos, e fita de vinil (fita PVC) para o acabamento final. Lembre-se de que você deve usar uma esponja separada para cada cano e usar especificações compatíveis. Não deixe a esponja passar por dois canos ao mesmo tempo. O isolamento incorreto fará com que as gotas de água percam a eficiência. fique atento

4° passo vácuo no sistema:

O processo de vácuo é muito importante. O vácuo é composto pela pressão negativa dentro da tubulação. Ele evapora toda a água dentro do sistema, para que o fluido refrigerante circule de forma limpa e sem poluição. O vácuo também pode ser usado como forma de detectar vazamentos.

Não é o método de vazamento mais recomendado, é necessário pressurizar o sistema com nitrogênio, mas este é um tópico que discutiremos mais tarde. Se você ignorar o processo de vácuo, pode trazer sérias consequências, como eficiência reduzida, umidade no sistema, peças internas enferrujadas que fazem o compressor travar e queimar, esta não é uma peça barata e a vida útil é muito reduzida, etc.

Via: FS Climatização