Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
OSGEMEOS: Nossos Segredos - Exposição em Belo Horizonte 2023

OSGEMEOS: Nossos Segredos – Exposição em Belo Horizonte 2023

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

“Os Gemeos” é o nome artístico de dois irmãos gêmeos idênticos do Brasil, Gustavo e Otavio Pandolfo. Eles são artistas de rua de renome internacional, conhecidos por seu estilo distinto de personagens e imagens coloridas e caprichosas.

Nascidos em 1974 em São Paulo, Brasil, os gêmeos começaram a pintar graffiti no final dos anos 1980 e logo se tornaram reconhecidos por seu estilo único e altamente detalhado. Eles criaram murais e arte de rua em todo o mundo, inclusive em cidades como Nova York, Lisboa, Tóquio e Moscou.

Além da arte de rua, “Os Gemeos” também criam pinturas, esculturas e instalações que já foram expostas em museus e galerias ao redor do mundo, como o Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles e a Tate Modern de Londres. Seu trabalho frequentemente explora temas da cultura e identidade brasileira, bem como questões sociais e políticas.

Entre 22 de fevereiro e 22 de maio, o CCBB BH recebe a mostra “OSGEMEOS: Nossos Segredos”, que reconta a trajetória que consagrou a dupla de artistas brasileiros Gustavo e Otavio Pandolfo.

Esta é a primeira exposição dos artistas em solo mineiro, e conta com quase mil itens e curadoria dos próprios irmãos, apresentando uma visão generosa de um universo lúdico (Tritrez), partilhado por eles desde a infância, do qual se origina boa parte dos personagens que compõem a sua arte.

O conjunto de peças foi organizado de forma a transmitir informações e sensações sobre uma produção artística bastante peculiar. Esse universo não é perfeitamente traduzível em palavras: são janelas que se abrem para outro mundo, com telas, instalações e murais em espaços urbanos que brincam com a imaginação dos visitantes, coletiva ou individualmente. 

A mostra também revela de maneira inédita os cadernos de desenho dos irmãos e apresenta anotações em papéis avulsos, pinturas e esculturas que remetem à experiência espontânea de criar na rua.

A exposição tem entrada gratuita, com retirada de ingresso na bilheteria física do CCBB Belo Horizonte ou aqui*. 

*Ao adquirir o ingresso “AGENDADO”, o visitante reserva uma data e um horário específico para acessar a exposição, tendo preferência de entrada quando chegar ao CCBB.

**Já ao adquirir o ingresso “FILA DE ESPERA”, o visitante reserva somente uma data específica para acessar a exposição, sem ter horário agendado. Dessa forma, o acesso estará sujeito a lotação das galerias.

Assim Bordei Meus Sonhos

Este núcleo da exposição foi desenvolvido especialmente para o CCBB BH, dedicado a uma artista muito especial da família e intimamente ligada à trajetória d’OSGEMEOS: Dona Margarida Leda Kanciukaitis Pandolfo, mãe da dupla.

Tradição em cidades mineiras onde a prática se perpetua entre gerações, o bordado arrebatou Margarida quando ela tinha 60 anos de idade e, desde o primeiro trabalho, ela nunca mais parou. Semanalmente, novas figuras e cores tomam conta de sacos de batata utilizados como base para suas obras, que já foram expostas na Espanha e na Lituânia.

Alocada nas galerias do térreo, “Assim Bordei Meus Sonhos” reúne dezenas de bordados e pinturas em que Margarida Pandolfo retrata memórias, emoções e pensamentos, de maneira lúdica e reflexiva, incluindo ainda trabalhos de outros companheiros da arte, como o professor de pintura e a irmã Verônica. A sala em que a artista costuma bordar foi reproduzida dentro do espaço.

Sobre OSGEMEOS

Nascidos em 1974, os irmãos Gustavo e Otavio Pandolfo atuam em conjunto desde crianças.

Os artistas cresceram numa família que valorizava a visitação à exposições, e foram fortemente influenciados por séries japonesas para a TV, como Ultraman, por animações, como as de The Wall, do Pink Floyd, ou as do filme Heavy Metal, pelas músicas eruditas que ouviam com o avô, e também pelos desenhos que faziam com o irmão mais velho, Arnaldo.

A partir das ruas do Cambuci (SP), um dos berços da cultura hip-hop nos anos 1980, os gêmeos conviveram com o graffiti, o rap e o break, ou seja, com a força da estética visual, da poesia, da música e da dança de rua, que foram elementos fundamentais de formação da dupla.

Essas influências deram origem tanto a personagens peculiares – que habitam as ruas em forma de graffiti – como a telas, pinturas e desenhos em papel e madeira, com uma infinidade de objetos planos e tridimensionais que ganharam vida e cores através de um estilo diverso, popular e sofisticado.

Site: http://www.osgemeos.com.br/pt

Instagram: https://www.instagram.com/osgemeos/

Via: https://ccbb.com.br/belo-horizonte/bh-programacao/osgemeos-nossos-segredos/