Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Domingo de Ramos: Praça da Liberdade ganhou tapete artesanal!

Domingo de Ramos: Praça da Liberdade ganhou tapete artesanal!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Missa campal foi celebrada às 9h, na frente do Palácio da Liberdade, após procissão.

A Alameda Travessia, bem no meio da Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, transformou-se, na tarde de sábado (1), em um grande tapete a céu aberto. Fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Secult) e o Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia, mais conhecido como Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, a iniciativa preparou o caminho para a celebração do Domingo de Ramos (2).

“Trata-se de um mutirão do tapete devocional. É a primeira vez que o fazemos, pois, geralmente, esse tipo de decoração no piso de praças ou no asfalto ocorre na celebração do Corpus Christi, em junho”, explica o reitor e pároco do Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia, padre Marcelo Silva. 

“Usamos no Domingo de Ramos, quase uma tonelada de serragem colorida “, contou o curador do Palácio da Liberdade, Rodrigo Câmara. Padre Marcelo acrescentou que 100 voluntários participaram da atividade.

Na manhã de domingo (2), houve missa campal na Praça da Liberdade, na frente do Palácio da Liberdade, “A celebração começou com a tradicional bênção dos ramos para saudar Cristo Rei, e lembrar a entrada triunfal Dele em Jerusalém. Logo em seguida, descemos em procissão até a Praça da Liberdade para a missa campal”, explicou o reitor.

Confecção detalhada

Com uso de serragens e material reciclável, os tapetes ocuparam 240 metros da Alameda Travessia. O mutirão foi formado por voluntários da paróquia da Boa Viagem. “Este ano, a igreja completa 100 anos. Na celebração de Corpus Christi, voltaremos com o tapete na Avenida Afonso Pena, cuja confecção foi interrompida devido à pandemia.

Moradora do Bairro Cidade Nova, na Região Nordeste de BH, a aposentada Heny Freitas, de 81 anos, foi com as netas Rebeca, de 12, e Kahena, de 11, “coroinhas” de igreja. “Nunca fizemos esse tipo de tapete.  Viemos colaborar “, contou Heny diante da bacia com serragem tingida de várias cores. 

Também na função, o aeronauta aposentado (mecânico de aviões), João Antônio Pinto, residente em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte,  disse que unir arte e religião dá bom resultado.  Estamos aqui dando asas à imaginação.”

Exposição

A produção dos tapetes integra a programação do Minas Santa, promovido pelo governo estadual, via Secult e Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais, com destaque para a exposição Minas Santa, Ritos de Fé, em cartaz até 1º de maio, no Museu Mineiro, no Circuito Liberdade. Com curadoria de Rodrigo Câmara, está também em cartaz a mostra Sanctus – Acervo Artístico e Religioso, na Igreja da Boa Viagem e no Palácio da Liberdade até 30 de abril.  

Nova catedral

Também no domingo, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiou a missa de ramos na Catedral Cristo Rei, em construção no Bairro Juliana, na Região Norte de Belo Horizonte. A celebração, seguida do cortejo, aconteceu as 10h30.

Via: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2023/04/01/interna_gerais,1476378/praca-da-liberdade-em-bh-ganha-tapete-artesanal-para-o-domingo-de-ramos.shtml