Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
‘Walking tour gratuito em BH: caminhadas pela capital, confira!

Com obras atrasadas, reabertura total da Biblioteca Pública de Minas agora deve ficar para Agosto de 2022!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Agosto de 2022 é a nova previsão para que a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, seja totalmente reaberta ao público.

A biblioteca passa por obras de revitalização desde fevereiro e, anteriormente, a expectativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) era de que todos as reformas fossem concluídas até o primeiro semestre deste ano.

O atraso, de acordo com a Secult, é porque “o cronograma de obras foi alterado devido às fortes chuvas do início do ano. Além disso, toda a obra segue rito de autorizações necessárias por se tratar de imóvel tombado (Prédio Sede) e em perímetro tombado (Prédio Anexo)”.

Nas prateleiras da biblioteca estão 570 mil exemplares, incluindo obras raras e representativas de autores nacionais e estrangeiros, além de coleção infantojuvenil, jornais e revistas novos e antigos, audiolivros e acervo em Braille.

De acordo com a Secult, a biblioteca está em funcionamento com atividades presenciais, de segunda a sexta, das 10h às 18h, nos setores Infantojuvenil, Braille, Coleções Especiais e Periódicos.

A Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães e o Teatro José Aparecido de Oliveira estão abertos de acordo com a programação (veja abaixo).

Prédio Anexo

Já os setores de Empréstimo Domiciliar e Referência e Estudos, que funcionam no Prédio Anexo da Rua da Bahia, vão demorar um pouco mais para serem usados pelo público. Eles só devem ser reabertos em agosto.

A revitalização cumpre recomendações do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para a instalação de itens de segurança contra incêndio e pânico e emissão de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que está em fase de finalização. No momento está sendo feita a colocação dos forros de gesso no teto.

Prédio Sede

No Prédio Sede, as obras também contemplam a execução de projeto de segurança para obtenção do AVCB, com instalação de guarda-corpo, definição das rotas de fuga; instalação de porta corta-fogo no 1º pavimento, manutenção de janelas quebradas e impermeabilização da laje do 3º andar.

A Hemeroteca Histórica, setor que conserva a memória da imprensa de Minas Gerais, está interditada por causa das obras e deve ser reaberta em julho.

Horário de funcionamento

  • A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais ampliou o atendimento presencial, passando a funcionar (de forma ainda parcial) de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

É preciso agendamento da visita pelos emails:

Biblioteca Infantojuvenil – Biju

  • Empréstimo e devoluções seguindo as orientações da portaria
  • E-mail: [email protected]

Hemeroteca Histórica

Setor de Periódicos

  • Consulta/pesquisa (somente no jornal Minas Gerais), mediante agendamento
  • E-mail: [email protected]

Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas

  • Atendimento a equipes de bibliotecas públicas e comunitárias, mediante agendamento
  • E-mail: [email protected]

Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães

  • Prédio Luiz de Bessa, sede, aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 12h, com a exposição “História afetiva de leitores e bibliotecas em Belo Horizonte”
  • E-mail: [email protected]

Setor Braille

Setor de Coleções Especiais

Os setores de Empréstimos Domiciliares e Referência, no anexo, Prédio Professor Francisco Iglésias, na Rua da Bahia, 1.889, estão passando por reformas para melhor atender ao público que demanda os mesmos.

Teatro José Aparecido de Oliveira

  • Fechado temporariamente para apresentações com a presença de público

Via: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/06/06/com-obras-atrasadas-reabertura-total-da-biblioteca-publica-de-minas-agora-deve-ficar-para-agosto.ghtml