Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
História do Museu Mineiro em Belo Horizonte

História do Museu Mineiro em Belo Horizonte

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Museu Mineiro é um importante espaço cultural localizado na Praça da Liberdade em Belo Horizonte – MG. Sua história começa em 1923, quando o então governador de Minas Gerais, Artur Bernardes, criou o Departamento de Estatística e Arquivo Público, que tinha como objetivo preservar a história e a cultura do estado.

Em 1929, o Departamento foi transformado em Secretaria de Estado da Educação e Saúde Pública e passou a abrigar o Arquivo Público Mineiro e o Museu Mineiro. O museu foi criado para preservar a história e a cultura de Minas Gerais, com um acervo que incluía obras de artistas locais, peças de arqueologia e história natural, além de documentos históricos.

Ao longo dos anos, o Museu Mineiro passou por diversas reformas e ampliações, com a construção de novos espaços expositivos e aquisição de novas obras e peças. Atualmente, o museu conta com um acervo de mais de 20 mil peças, entre pinturas, esculturas, objetos de arte sacra, mobiliário e documentos históricos, que retratam a cultura e a história de Minas Gerais desde o período colonial até os dias atuais.

Além das exposições permanentes, o Museu Mineiro também promove exposições temporárias, cursos, palestras e outras atividades culturais, com o objetivo de divulgar a cultura e a história de Minas Gerais e contribuir para a formação cultural e educativa dos visitantes.