Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Meu Empréstimo do Auxílio Brasil foi cancelado, o que fazer?

Meu Empréstimo do Auxílio Brasil foi cancelado, o que fazer?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Não é comum, especialmente porque a linha de crédito está disponível há menos de um mês. Mas o empréstimo do Auxílio Brasil pode ser cancelado em circunstâncias específicas. A boa notícia é que a situação pode ser revertida!

Mesmo que o pedido do beneficiário do programa social seja negado, uma nova solicitação de empréstimo do Auxílio Brasil pode ser feita. Estimativas feitas pela própria Caixa Econômica Federal (CEF), cerca de 200 mil segurados cujo contrato estava em processo de análise ou pendente até a última sexta-feira, (21), podem enviar um novo requerimento.

Na hipótese dos pedidos já cancelados, mas que se enquadram nas regras de elegibilidade definidas pelo Ministério da Cidadania, uma nova solicitação do empréstimo do Auxílio Brasil pode ser feita. 

Mas neste caso, o procedimento deve ser feito, pela conta poupança social digital, através do aplicativo Caixa Tem, em casas lotéricas ou até mesmo nas agências bancárias mais próximas.

Por outro lado, os segurados que não cumprem os critérios do programa e da própria linha de crédito, terão a possibilidade de solicitar novamente o empréstimo do Auxílio Brasil, apenas quando regularizarem a situação cadastral. 

Se tratando daqueles que se enquadram na regra de emancipação, na qual o benefício é cancelado após dois anos de carteira assinada, o crédito não é autorizado.

Principais motivos que geram o cancelamento do empréstimo do Auxílio Brasil

CPF com problema na Receita Federal;
Não ter atendido a convocação do Ministério da Cidadania;
Ainda não ter recebido três parcelas do benefício;
Não receber o benefício em conta;
Auxílio Brasil com previsão de acabar.

Quem tem direito ao empréstimo do Auxílio Brasil?

Como o próprio nome indica, o empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil é concedido exclusivamente aos beneficiários do programa social. Atualmente, a transferência de renda atende 20,65 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social. Dados do Ministério da Cidadania indicam que 70% dos brasileiros vivem nestas condições. 

Para fazer a solicitação do consignado do Auxílio Brasil é preciso:

Estar inscrito no Auxílio Brasil, com renda familiar de até R$ 205,00 por pessoa;
Estar com os dados atualizados no Cadastro Único;
Autorizar presencialmente a solicitação do crédito consignado.

O banco está autorizado a consultar informações pessoais e bancárias relativas ao titular do benefício, sendo que estes dados são necessários para efetivação do contrato.

Via: https://fdr.com.br/2022/10/27/seu-emprestimo-do-auxilio-brasil-foi-cancelado-veja-o-que-fazer-para-ter-acesso-ao-pagamento/