Programação de férias da Prefeitura de BH tem atrações para Crianças e Adultos, Confira!

A Prefeitura de Belo Horizonte montou uma vasta e animada programação gratuita para as férias escolares na cidade. As atividades começam dia 3 e vão até 31 de janeiro na Zoobotânica (local onde fica o Jardim Botânico e o Jardim Zoológico), teatros e museus da cidade. As atrações vão desde brinquedos infláveis, montados em praças e parques, até apresentações teatrais, filmes e passeios por pontos turísticos da capital. Todas as atividades são gratuitas ou a preços populares. 

Nos parques e em praças serão oferecidos, além dos brinquedos infláveis, jogos e oficinas de brincadeiras de rua (gincanas), corrida de saco, corrida do ovo, morto-vivo, rouba bandeira, bambolê, queimada, entre outros.  O BH em férias também prevê eventos esportivos promovidos pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, como oficinas de slackline e de breakdance, além de um muro de escalada. Confira a programação completa dos parques e Zoobotânica.

Uma novidade do programa é o Waterball, uma enorme bola de plástico transparente que permite caminhar sobre a água. Essa novidade será ofertada na Pampulha (Parque Francisco Lins do rego, conhecido como Ecológico da Pampulha) e no Barreiro (Parque Roberto Burle Marx, conhecido como Parque das Águas).

Os parques também vão receber atividades para a família, como o espetáculo La Ursa, da dupla de palhaços Mulambo e Risoto, e a Feira de Economia Solidária, promovida pela Secretaria Municipal de desenvolvimento Econômico, com a venda de artesanatos, guloseimas, roupas, calçados, instrumentos musicais, acessórios, e muito mais, todos produzidos por empreendedores locais. 

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica também vai oferecer atividades de educação ambiental para conscientizar adultos e crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Na Zoobotânica, estão programadas visitas a dois espaços educativos. Na Zooboteca, o visitante terá acesso a uma diversificada exposição de elementos da fauna e da flora (como pele de animais, dentes, penas, sementes, cascas, entre outros), além de conhecer o bicho-pau. No Borboletário, será possível admirar a beleza das cores e formas das borboletas, além de conhecer o processo reprodutivo desses delicados insetos. 

Na casa de répteis do Jardim Zoológico vão ocorrer bate-papos, jogos pedagógicos e oficinas de arte dentro da campanha “Devagar se vai ao longe”. 

Toda a programação e acesso aos parques será gratuito. O acesso à Zoobotânica é pago (Confira valores e condições de gratuidade e meia entrada). 

Passeios turísticos

A partir do dia 7 de janeiro, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza a “Temporada Especial de Férias” dos tradicionais passeios turísticos pela cidade. Durante os meses de janeiro e fevereiro, o morador terá a oportunidade de conhecer a própria cidade, sob novos olhares, em city tours e walking tours. As inscrições gratuitas já estão abertas e os interessados deverão retirar os ingressos no Portal Belo Horizonte

Serão cinco roteiros, com destaque para a arte urbana e a arquitetura do município. Eles incluem visitas ao Conjunto Moderno da Pampulha, praças, mirantes, museus, mercados, entre outros pontos turísticos da capital. Com duração média de 4 horas, os city tours serão realizados em micro-ônibus e os walking tours serão passeios a pé, ambos conduzidos por um guia de turismo credenciado pelo Ministério do Turismo. 

A Belotur pede às pessoas que fizerem a inscrição, e por algum motivo não puderem comparecer, que façam o cancelamento com antecedência pelo e-mail citytour.bhmaisfeliz@gmail.com para que outros participantes tenham a oportunidade de experimentar o passeio. De acordo com as novas orientações da Prefeitura de Belo Horizonte, dentro do micro-ônibus será necessário o uso de máscaras. A imprensa está convidada para acompanhar os roteiros mediante aviso prévio para reserva de convites e agendamento de fontes.  

As datas e os locais dos roteiros podem ser conferidas no Portal Belo Horizonte.

Atividades culturais

Durante todo o mês de janeiro será realiza programação cultural especial para crianças e as famílias. Oficinas, apresentações artísticas, exibição de filmes, contação de histórias e brincadeiras estão entre as atividades disponíveis nos equipamentos culturais públicos municipais, como museus, centros culturais, bibliotecas, teatros e cinema. Todas as atividades são gratuitas ou a preços populares. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte.

Centros Culturais e Bibliotecas

Os Centros Culturais e bibliotecas municipais oferecem mais de 60 atividades que acontecem em diversas regionais da cidade, entre os dias 2 e 31 de janeiro. Entre as atrações estão oficinas literárias, circenses e de desenho, sessões de cinema, jogos, gincanas e brincadeiras, contação de histórias, exposições, entre outras. Também haverá espaço para apresentações teatrais. O Centro Cultura Urucuia, Região do Barreiro, recebe no dia 21 o espetáculo “Sufoco”. A peça coloca em cena todas as atrações de um grande circo com apenas um personagem: o palhaço e multiartista Sufoco. Já o Centro Cultural Venda Nova traz no dia 28, 11h, o espetáculo “As Aventuras de Matias”, musical de Teatro de Bonecos produzido pelo Grupo Girino e apresentado por Kely de Oliveira e Edu Souza. 

Cine Santa Tereza

O Cine Santa Tereza terá três mostras especialmente dedicadas ao público infantil e infanto-juvenil. De 3 a 27 de janeiro acontece a mostra “Studio Ghibli”, com uma retrospectiva dedicada a um dos mais importantes e tradicionais estúdios japonês do cinema de animação. A mostra reúne clássicos aclamados pela crítica e pelo público de todas as faixas etárias. Já nos dias 8, 22, 28 e 29, o Cine exibe clássicos do cinema infantil como “Divertidamente” (EUA, 2015, classificação livre) e “O Rei Leão” (EUA, 1994, classificação livre). Entre os dias 11 e 15 de janeiro, o Cine Santa Tereza sedia o 3º Festival de Cinema Infantil de BH – Cinema de Brinquedo. O festival tem como finalidade divulgar e exibir obras audiovisuais, voltadas para o público infantil, de curta, média e longa-metragem; de ficção, documental, animação, experimental, dentre outros gêneros. As sessões acontecem diariamente, sempre às 16h30. O Festival também promoverá uma oficina de brinquedos animados para crianças e jovens de 8 a 15 anos. A oficina acontece nos dias 11, 12 e 13, sempre às 15h.

Outra atração do Cine Santa Tereza é a “Sessão Azul”, que acontece no dia 21, às 16h30. Trata-se de uma sessão de cinema adaptada para todos os públicos, com atenção especial às pessoas com transtorno do espectro do autismo. Na sessão, o ambiente é adaptado com meia luz, som mais baixo e livre acesso à sala de cinema. O filme a ser exibido será “Moana: uma mar de aventuras” (EUA, 2016, classificação livre). 

Teatro 

Os teatros Marília e Francisco Nunes recebem durante o mês de janeiro espetáculos da 48ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. Na programação estão espetáculos infantis como “Chapeuzinho Vermelho”, “As Aventuras de Dom Quixote”, do o grupo Casa de Lua, “O Gato de Botas” e “A Vaquinha Lelê”, da Duart Produções Artísticas, e “Mogli, o Menino Lobo”, da Reticências Núcleo de Artes Cênicas. Os ingressos podem ser adquiridos por preços promocionais no site www.vaaoteatromg.com.br.

Museus 

Os seis museus públicos municipais também irão promover atividades especiais para a criançada neste período de férias. O Museu Casa Kubitschek preparou uma oficina de Carimbaria Botânica, na qual os participantes terão a oportunidade de conhecer os jardins do Museu Casa Kubitschek por meio de carimbos de espécies botânicas e poderão realizar diversas composições, criando seus próprios jardins. A atividade acontece de 19 a 21 de janeiro e é voltada ao público de 4 a 10 anos. As inscrições devem ser feitas pelo email: educativos.ck@pbh.gov.br. 

 A Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design promove o “Tardes Líquidas – Brincadeiras de Jardim”, com brincadeiras de rodas, brincadeiras aquáticas, oficinas de desenho de plantas e atividades lúdicas que proporcionam uma vivência sensorial com a paisagem da Pampulha. A ação acontece nos dias 17, 24 e 31, das 14h às 17h. Inscrições devem ser feitas em cb.fmc@pbh.gov.br. Público: crianças de até 10 anos.

O Museu de Arte da Pampulha promove o “Ateliê aberto no Jardim do MAP”. Crianças a partir de 4 anos são convidadas a participar de oficinas criativas baseadas nas obras em exposição permanente e no paisagismo do Museu. As Atividades que envolvem os gestos artísticos de corte e dobraduras, desenho, pintura, presentes nas obras de Amilcar de Castro, Solange Pessoa, August Zamoyski, José Pedrosa, Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx. As atividades acontecem nos dias 26, 27 e 28. O Museu também irá promover a atividade “Futebol Trialético – O Grande Jogo”, no dia 28, às 10h, na Praça da Estação. Trata-se de um futebol de três lados ou futebol trialético, onde tudo parte da negociação entre os participantes. Informações: map.educativo@pbh.gov.br.

No Museu da Imagem e do Som haverá uma “Oficina de Storyboard e Criação de Roteiro”, que visa a futura produção de curta metragem de animação. Nos dias 24 e 25, às 9h, haverá uma visita mediada à exposição “Cinejornais em Belo Horizonte” e exibição do curta-metragem de animação “A Vida Secreta das Películas” produzido pelo MIS BH, fruto de oficina realizada com crianças na Instituição. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: mis.fmc@pbh.gov.br. 

 O Museu da Moda de Belo Horizonte promove a “Oficina Origami Fashion”, que utiliza a técnica milenar japonesa de dobradura. Os participantes serão convidados a criar, ornar e brincar com formas e cores, criando dobraduras que remetem ao universo da moda. A ação acontece no dia 19, às 14h. Também haverá uma “Oficina Mutirão de Crochê Inumeráveis”, que ensinará os pontos principais para confecção de estrelas que farão parte de um objeto têxtil em homenagem às vítimas da Covid-19. Essa atividade acontece todos os sábados de janeiro, às 14h. O acesso às oficnas do Mumo é livre, sem necessidade de inscrição. 

O Museu Histórico Abílio Barreto por sua vez promove em janeiro a oficina “Paisagens imaginárias em colagem”. Nela, as crianças são convidadas a inventar cenários, recordar paisagens vividas ou registrar a o que vêem no museu, criando colagens em papel. A atividade é voltada a crianças de 8 a 11 anos e acontece nos dias 20 e 27, às 10h. Inscrições pelo e-mail: educativomhab@pbh.gov.br. 

Circuito Municipal de Cultura 

Entre os dias 13 e 28 de janeiro, o “Circuito de Férias nos Centros Culturais” promove uma série de 11 atrações gratuitas que acontecem em nove Centros Culturais de Belo Horizonte. As atividades incluem teatro, circo e música, além de oficinas, brincadeiras e contação de histórias. O Circuito Municipal de Cultura é realizado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Odeon. 

A programação é formada pelas seguintes  atrações: espetáculo teatral “Menineça Sabi: Sabor da Infância”, do grupo Makambas Brincantes; espetáculo “Palhaço Arco Íris e os Protetores da Floresta”; espetáculo da Banda de Palhaços Nariz de Brinquedo; “Oficina de Colagem”, que será ministrada pela designer e artista visual Carollina Dupin; projeto “Brincamundo: Brincadeiras Brasileiras”,  oficinas ministradas pelo arte educador  e mestre da cultura popular Marcos Rhossard, pela artista plástica Gisele Moura, e também pela filha do casal, Surya Moura; espetáculo “Circo Resistência”, com o palhaço Bilú e seu amigo Curisco;  espetáculo “Patuscada”, criado pelos artistas cênicos Rafael Protzner e Mariana Lima Muniz; Oficina “Brinca Natureza: Oficina e Vivência”, do projeto “Na pracinha brinca”; espetáculo teatral “As Aventuras de Matias”, do Grupo Girino. Oficina “Boi do Além – Oficina de Confecção de boizinhos com materiais recicláveis, ministrada pelo artista plástico Sandro Medeiros; Oficina “Colagens e Histórias”, realizada pela designer e escritora Michelle Pereira. Mais informações no site do Circuito Municipal de Cultura.

Via: https://prefeitura.pbh.gov.br/noticias/programacao-de-ferias-da-pbh-tem-atracoes-para-criancas-e-adultos