Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Voltam os registros de aglomeração na Praça da Liberdade

Voltam os registros de aglomeração na Praça da Liberdade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Os dias de chuvas acabam para permitir que os chamados “transeuntes” voltem à vida cotidiana na Praça da Liberdade e arredores.

Nesta sexta-feira (25), ocorreu novamente registro de aglomeração. Jovens e adolescentes com garrafas de bebidas alcoólicas, sem máscara e sem distanciamento social se reuniram aos arredores de bares no Centro. A cena na Praça da Liberdade era de descontração, semelhante ao que aconteceu na noite do primeiro dia em que passou a valer o toque de recolher, que antes, era válido entre 22h às 5h.

Desde o último dia 16, bares passaram a poder funcionar até 23h59 e também foi reduzido o horário de restrição nas ruas. No novo decreto o toque de recolher vale entre 00h e 5h. Além da Praça da Liberdade, na Praça Princesa Isabel, em frente a Catedral, os feirantes tiveram uma surpresa na manhã deste sábado, quando chegaram ao local para a feira: haviam garrafas, copos, latas de bebida alcoólica e sacas plásticas espalhadas pelos bancos e o gramado da praça.

O comportamento dos “aglomerados” foi criticado nas redes sociais. Embora os números em relação à contaminação contra a covid-19 tenham diminuído no município e a vacinação esteja sendo ampliada, ainda não é o momento para aglomerações.

Em Petrópolis, ainda é vedado qualquer tipo de aglomeração, seja em área pública ou privada; assim como o funcionamento de boates, danceterias, salões de dança, casas de festa, pistas de danças e similares; e a venda de bebida alcoólica nas lojas de conveniência dos postos de gasolina para consumo em área pública. A Tribuna entrou em contato com a Prefeitura questionando se houve operação de choque de ordem nesta sexta-feira e qual foi o balanço da operação.

A Prefeitura não comentou as aglomerações registradas na Praça da Liberdade e adjacências, e em resposta aos questionamentos apenas esclareceu que as equipes da Guarda Civil realizaram o choque de ordem. “As equipes da Guarda Civil posicionaram duas viaturas na Rua 13 de Maio e rondas foram feitas nas ruas adjacentes, em locais onde há concentração de bares e restaurantes. Além disso, havia duas equipes, que operam de forma fixa (ou seja, todos os dias) na Praça da Liberdade e na Praça 14 Bis, que atuam na orientação, buscando dispensar aglomerações”

A Prefeitura informou ainda que após as 0h, um caminhão da Companhia Petropolitana de Desenvolvimento – Comdep realizou um trabalho de limpeza na Praça da Liberdade e quem permanecia na área deixou o local. Segundo a Prefeitura, as equipes também percorreram o Alto da Serra, Praça Pasteur, Quitandinha, Bingen e distritos, onde frequentadores de bares e restaurantes foram orientados a manter o distanciamento e as equipes de fiscalização de posturas averiguaram se os estabelecimentos estavam seguindo os protocolos de saúde.

Via: Tribuna