Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Beatles para Orquestra – Concertos Didáticos | Memorial Vale

Beatles para Orquestra – Concertos Didáticos | Memorial Vale

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

No dia 15 de dezembro, quinta, a Orquestra Musicoop apresenta “Beatles para Orquestra – concertos didáticos”, com duas sessões, às 18h30 e 20h, no palco do Memorial Minas Gerais Vale. O concerto traz onze canções que marcaram diferentes momentos da trajetória dos quatro garotos de Liverpool, entre elas “Yesterday”, “Michelle” e “Here comes the sun”.

Entre uma música e outra, o maestro Felipe Magalhães e os 20 músicos da Musicoop apresentam, numa prosa descontraída e cheia de informação, curiosidades sobre o funcionamento de uma orquestra. A entrada é gratuita com retirada de ingressos 1 hora antes de cada sessão (apenas 1 par por pessoa). Sujeito à lotação. É obrigatório o uso de máscara devido ao aumento dos casos de COVID. Classificação indicativa: livre. Gênero: música de concerto. Mais informações nas redes sociais da @orquestramusicoop (facebook e instagram). Esta apresentação encerra o projeto Concertos Didáticos da Orquestra Musicoop, que circulou pelas cidades mineiras Itabira (MG), Betim (MG), Fortuna de Minas (MG), Nova Lima (MG) e agora se apresenta em Belo Horizonte (MG). O projeto conta com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio da BH Recicla e patrocínio do Instituto Cultural Vale.

A realização é da Orquestra Musicoop e do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura. “A proposta deste concerto é convidar os espectadores a conhecer os bastidores e o modo de organização de um grupo de câmara como a Orquestra Musicoop, a partir de repertório fácil de ouvir”, explica Felipe Magalhães.

O maestro contextualiza que, em mais de três décadas, a Musicoop já fez vários concertos didáticos com o objetivo de aproximar pessoas de todas as idades e meios sociais da música de concerto, sobretudo as novas gerações. “Nessa apresentação a gente parte dos Beatles para mostrar as diferentes sonoridades a que a orquestra pode chegar com a viola, o violoncelo, o violino e o contrabaixo como instrumentos solistas. Vamos abordar também, entre outros temas, um pouco sobre a função do maestro, o que significam os seus gestos, quem é o Spalla, qual o seu papel etc.”, diz. “Beatles para Orquestra – concertos didáticos” traz um repertório variado que passeia por momentos distintos da carreira da banda inglesa, com arranjos para Yesterday, Martha my Dear, Eleanor Rigby, If I Fell, Michelle, Julia, Here There and Everywhere, Here Comes the Sun, When I’m Sixty Four, The Long and Widing Road, Lady Madonna. “Os Beatles continuam sendo admirados tanto por quem viveu a época deles, quanto pelos jovens de agora que escutam e gostam. Por ser uma música muito conhecida do grande público, o desafio é mostrar algo diferente, com arranjos e sonoridades distintas”, afirma.

O maestro adianta ainda que, além dos arranjos para orquestra completa, alguns foram concebidos para dar destaque a cada instrumento. “Assim podemos mostrar ao público, de maneira didática, as diferentes sonoridades que uma orquestra pode apresentar. Por exemplo, entre os arranjos, temos o de ‘Yesterday’ que traz solo de violino em região mais aguda, em contraste com ‘If I fell’, em que o violino é colocado em região grave – algo menos comum. Na conhecida ‘Michelle’, a viola de orquestra – de som mais velado e escuro que o violino – surpreende como solista. Já na canção “Here there and ever where”, o contrabaixo – instrumento de timbre mais grave das cordas – nesta apresentação, ganha a melodia solando numa região mais aguda, para que o público consiga perceber sua sonoridade peculiar e por aí vai”, explica.

LOCALIZAÇÃO

Praça da Liberdade, 640 (esquina com Rua Gonçalves Dias) – Bairro Funcionários

Centro-Sul

INFORMAÇÕES

(31) 3308 4000

[email protected]

DATA

qui, 15/12/2022 – 18:30 a qui, 15/12/2022 – 20:00

qui, 15/12/2022 – 20:00 a qui, 15/12/2022 – 21:30

No repertório, sucessos inesquecíveis da banda inglesa para o público se emocionar, costurado por um bate-papo descontraído que revela curiosidades sobre a música de concerto e o funcionamento de uma orquestra. O concerto acontece no dia 15.12, quinta, em duas sessões.

ENTRADA

GRATUITO

Via: http://portalbelohorizonte.com.br/eventos/apresentacao-artistica/musica/beatles-para-orquestra-concertos-didaticos-memorial-vale